A SME Goiânia – Secretaria Municipal de Educação e Esporte é o órgão integrante do Sistema Administrativo da Prefeitura Municipal de Goiânia que tem por finalidade promover a execução das políticas públicas de Educação e Esporte e gestão de recursos em consonância com as diretrizes e normas nacionais, estaduais e municipais.

A SME pauta-se em uma gestão democrática e participativa, com o objetivo de proporcionar a inclusão social, observando as normas gerais e princípios da administração pública.

SME Goiânia

A SME tem como missão ser um agente de transformação e aprendizagem na vida das crianças, adolescentes, adultos e idosos da Capital, de forma a assegurar educação e esporte de qualidade.

SME Educação em Goiânia

O fator educação do IDH no município atingiu a marca de 0,933 – patamar consideravelmente elevado, em conformidade aos padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – ao passo que a taxa de analfabetismo indicada pelo último censo demográfico do IBGE foi de 3,22%. Nota-se que o analfabetismo vem se reduzindo nos últimos 30 anos, tanto no município como no país (no Brasil, a taxa de analfabetismo é de 13,6%).

Goiânia tem um sistema de ensino primário e secundário, público e privado, e uma variedade de profissionais de escolas técnicas. Em 2009 havia na cidade 473 estabelecimentos de ensino fundamental, 337 unidades pré-escolares, 152 escolas de nível médio e mais algumas instituições de nível superior, a rede de ensino da cidade é a mais extensa do estado. No total foram 256 982 matrículas e 12 976 docentes registrados em 2009. No ensino superior, destacam-se importantes universidades públicas e privadas, muitas delas consideradas centros de referência em determinadas áreas. As instituições públicas de ensino superior sediadas em Goiânia são: a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entre as instituições privadas, destacam-se instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Faculdade Alves Faria.

Tomando por base o relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2007, o município obteve quase 3,9 pontos, e a tendência é de se chegar a 6 em 2021. Na classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014, uma escola da cidade figurou entre as 50 melhores do ranking. Os colégios Olimpo e WR foram os respectivos terceiro e quadragésimo colocados, enquanto que a única instituição pública dentre as melhores foi o Instituto Federal de Goiás, o qual, segundo avaliações socioeconômicas do Inep, é frequentado por estudantes, em maioria, de classe alta. A violência está ameaçando a qualidade da educação em Goiânia, impondo certas barreiras ao aproveitamento escolar, constituindo-se em uma das causas preponderantes da evasão ou do aprendizado carencial, que está atingindo alunos e professores. Segundo um levantamento feito entre 2008 e 2009, a violência nas escolas estaduais da cidade chega a mais de 90%.

SME Goiânia Convocação de Professores

Fique atento ao site da Secretaria da Educação e veja a lista de convocação de professores para o ano corrente.





SME Goiânia Matrícula

Para solicitar vagas nas escolas e/ou CMEIs da Rede Municipal de Educação de Goiânia tenha em mãos:

  • O nome da escola ou CMEI de preferência, caso não saiba, utilize a busca no menu “CONSULTAR”:
  • CPF do responsável e do educando (se houver);
  • Endereço completo com CEP (de Goiânia);
  • Número do NIS da criança e do responsável (apenas para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família);
  • Nome completo da criança/educando;
  • Data de nascimento da criança/educando;
  • Nome completo da mãe;
  • Informar 3 números de telefones para contato com DDD 62

Considere o dia 31 de março do ano seguinte, data-base, para definir a idade da criança em qual etapa/agrupamento poderá ser atendida.
Quando a vaga for disponibilizada, não esqueça de imprimir seu comprovante de pré-matrícula. O prazo para confirmar a matrícula na escola e/ou CMEI é de três dias.

Obs.: Não existindo a vaga nos CMEIs, a criança poderá aguardar vaga em até 3 CMEIs.

SME Goiânia Intranet

O acesso ao site da SME se dá por meio da intranet. Cadastre-se no site e escolha um login e senha e tenha acesso a todos os seus dados laborais.

SME Goiânia Concursos

A Secretaria Municipal da Educação contrata funcionários através de concurso público. Para não perder essa oportunidade fique atento ao site da SME abaixo e ao diário oficial da região e fique atento ao edital e às datas de inscrição e provas.

Horário de Funcionamento Secretaria Municipal da Educação em Goiânia

  • Segunda a Sexta: das 07h às 18h

Endereço e Telefone Secretaria Municipal da Educação em Goiânia

  • R. 226, 794 – Setor Leste Universitário – Goiânia – GO
  • Telefone: (62) 3524-8905

Outras informações e site

Mapa de localização

SME Goiânia
5 (100%) 1 voto