A Arquidiocese de Goiânia foi criada pelo Santo Padre Pio XII, em 26 de março de 1956, pelo documento pontifício (bula) Sanctissima Christi Voluntas. Nessa data, Goiás constituía um só Estado, juntamente com os atuais Distrito Federal e Estado do Tocantins.

Numa extensão tão grande havia, apenas, as seguintes circunscrições: Arquidiocese de Goiás, Diocese de Porto Nacional, prelazias de Jataí, São José do Alto Tocantins (Niquelândia), Ilha do Bananal e Tocantinópolis.

Arquidiocese de Goiânia

Em 1955, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás, convocou uma reunião dessas dioceses e prelazias – a Província Eclesiástica de Goiás – para um estudo, com a finalidade de fazer uma revisão da divisão eclesiástica do Estado e oferecer à Santa Sé o pedido de reestruturação das dioceses, com a possível supressão de algumas e a criação de outras. Dom Emanuel não chegou a presidir essa reunião, pois faleceu dia 12 de maio daquele ano. Os bispos, reunidos por ocasião do sepultamento do arcebispo em Goiânia, fizeram o plano e o pedido.

Horário de Funcionamento Arquidiocese em Goiânia

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Endereço e Telefone Arquidiocese em Goiânia

  • Praça Dom Emanoel Gomes de Oliveira, s/n – Centro – Goiânia – GO
  • Telefone: (62) 3223-0756

Outras informações e site

Mapa de localização

Arquidiocese de Goiânia
4.8 (96%) 100 votos