Semas Goiânia – Secretaria Municipal de Assistência Social – é a responsável pela execução da Política de Assistência Social no município.

Organizado em redes de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de média e alta complexidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social visa assegurar o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social/LOAS, consolidada pela Lei 12.435/12, o atendimento às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social/PNAS-2004, da Norma Operacional Básica de Assistência Social/NOBSUAS.

Semas Goiânia

Semas Goiânia Organograma

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi instituída em julho de 2007, pela Lei nº 8537. É o órgão responsável pela implementação da Política de Assistência Social no município de Goiânia. As ações da secretaria, articuladas com as demais políticas públicas, buscam promover os direitos de cidadania e a autonomia dos cidadãos. Apresenta um modelo de gestão descentralizado e inclusivo, que oferta um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios.
A Semas tem como foco prioritário a atenção às famílias. O órgão desenvolve atividades sócio-educativas com crianças, adolescentes, adultos e idosos, e executa projetos de geração de renda. Órgão coordena a política de assistência Social no município, orientada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conforme legislação vigente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
O município, por meio de ações e projetos, alimenta o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social, Rede Suas. As principais ações se dão através de duas diretorias importantes no exercício da prevenção e resgate dos laços afetivos: Diretoria Social Básica e Diretoria Social Especial.

Semas Goiânia Cursos

Os cursos são totalmente gratuitos e voltados a pessoas inscritas no Cadúnico: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Projovem Adolescente, entre outros. O objetivo da profissionalização é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio de incremento da formação e qualificação profissional.

As pessoas interessadas em participar dos cursos devem ter os seguintes requisitos: apresentar o Número de Identificação Social (NIS) – do Cadúnico, ter acima de 16 anos, apresentar originais e cópias do CPF, RG, comprovante de residência com CEP e escolaridade mínima exigida para o curso. As inscrições dos cursos devem ser feitas no endereço da Semas.

Secretaria Municipal de Assistência Social Goiânia Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.





O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. A Semas mantém trabalho articulado com a Saúde e Educação por meio de monitoramento e acompanhamento das condicionalidades.

Vagas Semas Goiânia – Trabalhe Conosco

A Semas contrata funcionários através de concurso público, fique atento ao site da Prefeitura de Goiânia e aguarde o edital das oportunidades de trabalho na Secretaria.

Horário de Funcionamento Semas em Goiânia

  • Segunda a Sexta das 07h às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Semas em Goiânia

  • R. 25-A, s/n – St. Aeroporto – Goiânia – GO
  • Telefone: (62) 3524-2644

Outras informações e site

Mapa de localização

Semas Goiânia
5 (100%) 1 voto