Projeto da Semob de Goiânia é considerado modelo nacional

Projeto da Prefeitura Municipal de Goiânia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Agir comemora a conquista dos bons resultados obtidos ao longo de sua existência, com a participação em um vídeo institucional. A experiência será registrada e apresentada nacionalmente como projeto modelo do Sistema S, conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, do qual faz parte o Sesi. O Projeto Agir proporciona o acesso ao ensino fundamental e médio aos trabalhadores da Semob.

O vídeo será produzido entre as 6h30 e 8h30 da manhã pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), durante o período normal da aula. Para o funcionamento do Projeto, a Semob disponibiliza a estrutura física (sala de aula), libera os servidores por um período de uma hora e meia e garante o transporte para o local onde os trabalhadores operacionais devem realizar seus serviços diários depois dos estudos. O Sesi oferece a equipe de professores e o material didático necessário.





Iniciada em 2011, o Projeto Agir fornece certificados com o devido reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Atualmente estão inscritos 33 alunos no ensino fundamental e 30 no ensino médio. De acordo com a assistente social da Semob, Eva Lúcia Rosa, foi feito um estudo sobre as demandas e dificuldades dos trabalhadores e os bons resultados obtidos até agora foram graças à mudança de horário das aulas. “Quando o ensino era feito logo após o período de trabalho, a evasão escolar era muito alta devido ao cansaço dos trabalhadores e quando as aulas começaram a ser ministradas antes do expediente, a participação aumentou”, explica.

O secretário da Semob, Luciano de Castro, comemora a conquista e fala sobre a importância dos estudos. “Hoje em dia, para exercer qualquer função, por mais simples que seja, o trabalhador precisa ter instrução. No mercado de trabalho atual, ter uma formação é imprescindível. E a Prefeitura de Goiânia preocupa-se com a inclusão social e profissional de seus trabalhadores.”

Exemplo do sucesso do Projeto Agir é o servidor Herminio dos Santos que finalizou o 2º ano do ensino médio e iniciará o 3º. Ele explica que os estudos foram parte fundamental na sua vida, pois, por meio deles, conseguiu participar de um concurso interno e deixar o trabalho braçal para se tornar fiscal do serviço operacional da Semob. “Estou muito feliz, tanto profissional quanto pessoalmente. Meu próximo objetivo, após concluir o segundo grau, é iniciar uma faculdade de direito ou engenharia civil”, finaliza.

Projeto Agir

O Projeto Agir proporciona o acesso ao ensino fundamental e médio aos funcionários da Semob. O Projeto oferece aos alunos a formação básica necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao preparo para o exercício pleno da cidadania, além de aumentar as possibilidades de obtenção de benefícios e ascensão funcional e salarial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Goiânia





Deixe seu comentário