Teatro Goiânia

Teatro Goiânia, na atualidade, é um dos principais espaços de apresentação de dança, teatro e música erudita e popular da cidade, tendo sido declarado Patrimônio Nacional em 2003. O Teatro Goiânia foi um dos primeiros prédios da nova capital. Com capacidade para 850 pessoas, está localizado na avenida Anhanguera, região central, no plano original da cidade.

O Teatro Goiânia, após abrangente obra de restauro e reconstituição de elementos originais, teve sua reinauguração no dia 28 de dezembro de 2010.

Teatro Goiânia

A reabertura solene se deu com um concerto grandioso, tendo como solistas o barítono Renato Mismetti e o pianista Maximiliano de Brito, acompanhados pela Orquestra de Câmara Goyazes, sob a regência de Eliseu Ferreira.

Teatro Goiânia História

Teatro Goiânia, inaugurado em 12 de junho de 1942, é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Integra o conjunto arquitetônico do projeto da cidade. Trata-se do estilo Art decó do arquiteto Jorge Félix. Sua construção teve início em 1940, e foi concluída em 1942.

O Correio Oficial do dia 12 de junho de 1942 trazia a informação: “A inauguração do Teatro Goiânia vai ser marcada por uma super produção da Metro-Goldwyn-Mayer, na próxima terça-feira”. À entrada do teatro, estava o então interventor federal do estado, Pedro Ludovico Teixeira, que descerrava a placa, dando por inaugurada a mais luxuosa casa de espetáculos da nova capital do estado de Goiás. No Cine-Teatro Goiânia que se realizou o Batismo Cultural de Goiânia.

O filme Divino Tormento, com Nelson Eddy e Jeanette MacDonald, foi exibido na estreia. Na mesma semana, a Companhia Eva Todor, a maior empresa de comédia brasileira, inaugurou o palco com a obra Colégio Interno, de Ladislaw Todor. Embora tenha sido projetado para as funções de cinema e teatro. Praticamente não foi utilizado como cinema.

Cinema e Teatro Goiânia

O primeiro cinema de Goiânia foi o Cine Teatro Campinas, inaugurado em 13 de junho de 1936. Mais tarde, em 1942, surgiu o Cine-Teatro Goiânia, na Avenida Tocantins. A partir da década de 1960, a cidade contemplou a decadência das suas salas de cinema. Algumas se transformaram em igrejas evangélicas, supermercados, restaurantes, entre outros estabelecimentos. A grande parcela das salas de cinema passou a situar-se nos shopping centers. Atualmente Goiânia ainda conta com diversas salas de cinema em várias partes da cidade, especialmente no interior de grandes shoppings. Os poucos filmes produzidos na cidade são, muitas vezes, curtas-metragens produzidos, por vezes, por produtoras e gravadoras da própria cidade. O Goiânia Mostra Curtas é um dos eventos mais populares de curtas metragens realizado na cidade.





Na área de artes cênicas, há vários teatros que exibem um pouco da cultura goianiense. Há o Teatro Goiânia, construído na década de 40 e é um dos prédios mais antigos da cidade, e traz em sua história o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já no Centro Cultural Martim Cererê, localizado próximo à Praça Cívica, são realizados vários tipos de eventos, como musicais, teatro, lançamento de obras literários, dentre outras festividades. Dentro do Centro de Convenções de Goiânia está localizado o Teatro Rio Vermelho, tendo uma capacidade para mais de duas mil pessoas e nele acontecem vários tipos de eventos. Além dos teatros citados, Goiânia possui vários outros.

Teatro Goiânia Programação

Acesse o Facebook do Teatro e confira a programação dos espetáculos que serão apresentados.

Horário de Funcionamento Teatro de Goiânia

  • Segunda a Sexta das 08h às 20h

Onde Fica, Endereço e Telefone Teatro de Goiânia

  • Rua 23, 252 – St. Central – Goiânia – GO
  • Telefone: (62) 3201-4684

Outras informações e site

Mapa de localização

Teatro Goiânia
Rate this post




Deixe seu comentário