Museu Memorial do Cerrado Fortaleza

Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Museu Memorial do Cerrado Fortaleza, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.

É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.

Museu Memorial do Cerrado Fortaleza

O que encontrar no Museu Memorial do Cerrado Goiânia

O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles:





  • Museu de História Natural: Espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.
  • Vila Cenográfica de Santa Luzia: Reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda – ponto de comércio da época – a igreja, a prefeitura, a cadeia, o bordel, dentre outras atrações interessantes.
  • Aldeia indígena: Réplica em tamanho original de uma aldeia indígena modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo.
  • Quilombo: Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado.
  • Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa: Auditório ao ar livre, com 150 lugares, e local destinado a oficinas educativas, piqueniques e recreação.
  • Trilhas Ecológicas: Com 2 km de extensão, ela foi aberta no interior da reserva intacta de floresta tropical e de cerrado que existe na Estação Ciência São José. Trata-se de um local ideal para o contato com a natureza e o desenvolvimento do espírito esportivo e de aventura. Como espaço protegido, a “Trilha da Semente Peregrina” propicia ao visitante a oportunidade de realizar a interação de conhecimentos relativos ao meio ambiente, notadamente o conhecimento científico do mundo vegetal e animal.

Vagas Museu Memorial do Cerrado Goiânia – Trabalhe Conosco

O Museu Memorial do Cerrado Goiânia disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Memorial do Cerrado em Goiânia

  • Segunda a Sábado das 08h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu Memorial do Cerrado em Goiânia

  • Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza – Goiânia – GO
  • Telefone: (62) 3946-1723

Mapa de localização





Deixe seu comentário