Boliche Goiânia

boliche Goiânia é um desporto, cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados ao fundo de uma pista.

Como a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física, pode-se jogar bowling por toda a vida e obter bons resultados, tanto por lazer entre amigos e familiares como por deporto em competições.

Boliche Goiânia

Pistas do Boliche

As pistas oficiais são de madeira ou sintética, possuem 62 pés (ou 18,20 m) de comprimento por 1,07 metros de largura. Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso e a zona onde a bola rola antes de atingir os pinos. Os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.
Constituída de 39 tábuas de 1×3″ unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, que vai da linha de falta (em maior quantidade) diminuindo até terminar a no máximo (“long oil”) 2/3 da extensão da pista (42 pés). A finalidade deste óleo é proteger o início da pista, onde as bolas estão em maior velocidade e podem ser jogadas de alguma altura.
Atualmente, a maioria dos salões está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi inclusive sendo testado e aprovado pela NASA.

Bolas do Boliche

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e 7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.





Pinos do Boliche

Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5 quilograma. São torneados e recebem uma capa plástica de 3 mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ (Federação Internacional) que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso. Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

Boliche em Goiânia

  • Golden Bowl: Av. Mutirão, 2589 – Telefone: (62) 3086-6789
  • Striker Boliche: Av. Perimetral Norte, 8303 – Telefone: (62) 3291-4011
  • Brasil Boliche: Avenida Uru, s/n – Telefone: (62) 3991-8989
Boliche Goiânia
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário