O município de Goiânia era anteriormente dividido em doze regiões, hoje reduzidas a sete (Centro, Sul, Sudoeste, Leste, Noroeste, Norte, Oeste), cada uma delas, por sua vez, dividida em vários bairros. A distribuição anterior levava em conta questões físicas do ambiente e também as formações culturais presentes nas cidades.
Com dados do Censo Brasileiro, em 2010 havia 641 bairros regularizados em Goiânia, praticamente o dobro que existia dez anos antes. Segundo a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), os períodos com as maiores quantidades de novos bairros construídos na cidade foram as décadas de 1950 e 1990 e o período compreendido entre os anos de 2000 a 2005.
Melhores Bairros de Goiânia
Jardim Goiás: Considerado um dos bairros mais nobres de Goiânia, o Jardim Goiás possui o quinto metro quadrado mais valorizado da cidade, segundo pesquisa do Creci-GO. Entre os diferenciais que contribuem para isso, está a sua ampla área verde, com a presença do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza, um dos grandes impulsos responsáveis pela sua expansão.
Setor Bueno: Além de ser um dos bairros mais modernos da capital, oferece amplas possibilidades de compras, saúde e lazer para quem mora nele. Seus prédios imponentes e praças bem cuidadas são sinônimo de qualidade de vida neste que é o segundo maior bairro de Goiânia.
Parque Areião: é um bairro mais do que tradicional de Goiânia, com imóveis bastante valorizados. O nome veio da construção do Colégio Marista, em 1962, grande responsável pelo crescimento do bairro, atraindo empresários e pessoas de alto poder aquisitivo em geral.
Setor Oeste: Originalmente, o Setor Oeste foi construído para unir o centro de Goiânia ao antigo município de Campinas. Atualmente um dos mais populosos do estado, com mais de 20 mil habitantes, ele tem como marca sempre ter sido um bairro elitizado, sendo ocupado por pessoas de classe média desde as suas origens.
Bastante tranquilo e familiar, o bairro fica entre dois parques, o Bosque dos Buritis e Lago das Rosas, o que é garantia de ar puro e área verde para os seus moradores. Já as famosas praças do Oeste, são locais mais do que indicados para os momentos em família, como é o caso da Praça Tamandaré, que possui um verdadeiro polo gastronômico no seu entorno.
Setor Sul: Integrando a construção da história de Goiânia desde o início, o Setor Sul foi projetado por Armando de Godoy, que conferiu ao local traços tipicamente residenciais. Inspirado nas tendências das cidades-jardim, o Setor Sul abriga diversas praças arborizadas, centros comerciais e uma nobre infraestrutura.
Setor Universitário: Localizado na região central de Goiânia, o Setor Universitário recebeu esse nome devido à alta concentração de instituições universitárias na região. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) e a Universidade Federal de Goiás são algumas delas. Contando ainda com a presença dos hospitais das Clínicas da UFG e Araújo Jorge, o bairro atrai pessoas de todo o país, seja pelos serviços de saúde ofertados por essas instituições, seja pelo interesse de jovens em frequentar as maiores entidades de ensino superior de Goiás.
Parque Amazônia: Se viver sem os engarrafamentos, sinaleiras a cada cinco metros e, ao mesmo tempo, estar perto das vantagens que uma cidade grande oferece é o desejo de muitos, saiba que é exatamente isso que o Parque Amazônia oferece. Em outras palavras, sua infraestrutura é o grande destaque: possui rota de ônibus, comércio latente, grandes marcas de concessionárias, hipermercados e é próximo ao shopping Buriti.
Jardim América: é um dos maiores bairros da cidade e fica na região sul de Goiânia, fazendo divisa com outros setores nobres como Nova Suíça, Jardim Atlântico, Parque Amazônia e Setor Bueno. Devido ao seu ótimo acesso para vários pontos da cidade, empresas de diversos segmentos, grandes construções e famílias de alta classe social fizeram do bairro o seu lar. Como diferencial, o bairro tem diversas praças com estrutura de lazer, que oferecem um ótimo espaço para a prática de esportes ao ar livre, com destaque para a praça Santos e a praça dos Esportes.