Bairro Setor Aeroporto

Bairro Setor Aeroporto

História do Bairro Setor Aeroporto Goiânia

Antes de se transformar em um bairro, o Setor Aeroporto teve outra função que caracterizou bem, para aquela época, o estilo de modernidade o qual Pedro Ludovico pretendia para a nova capital. Era exatamente na praça do avião, que foi instalado o primeiro aeroporto de Goiânia.

Aos passos lentos o desenvolvimento foi chegando, e logo, o que antes era um espetáculo para a população local, acabou se transformando em pesadelo, já que o número e o tamanho das aeronaves aumentaram e consequentemente o barulho, o que obrigou as autoridades a transferirem o aeroporto para a região norte da cidade.

Mesmo tão perto do Centro, que já era todo urbanizado, o Setor Aeroporto começou como qualquer bairro da periferia. Um verdadeiro caos. No final da década de 60, o bairro foi asfaltado, recebeu redes de água tratada e esgoto sanitário. Com infraestrutura e localização privilegiada em pouquíssimo tempo, o Setor Aeroporto despertou grande interesse principalmente de alguns segmentos empresariais, como clínicas, laboratórios, redes de hotelaria, restaurantes e posteriormente uma grande demanda de garagem de veículos, segmentos os quais hoje o bairro é referencia em todo o estado.

Principais pontos do Setor Aeroporto Goiânia

Conheça a seguir alguns pontos que fazem do Setor Aeroporto um dos mais aprazíveis para se viver.:





  • Praça do Avião: A Praça Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Avião, abrigou o primeiro aeroporto de Goiânia e hoje é um complexo de lazer como poucos na cidade. O espaço reúne quadra de esportes, parque infantil, pista esportiva e de skate, ginástica, praça de alimentação, além de infraestrutura para o lazer contemplativo. As praças, inclusive, são outra grande referência do Setor Aeroporto. São mais dez espalhadas pelo bairro. Menos extensas que a Praça Santos Dumont, mas não menos charmosas e agradáveis, com muita arborização e estrutura para prática de atividades físicas ao ar livre, ou seja, um bom ponto de encontro da vizinhança.
  • Empórios Casarão e Monte Líbano: O Empório Casarão reúne uma variedade completa de frutas, verduras, temperos, frios, azeites e outros. Ao longo dos anos o mercado se tornou referência de produtos selecionados e exclusivos, com uma gama de itens importados e nacionais de grande procura. Já o Empório Monte Líbano reserva uma parte para o bar e restaurante de culinária árabe e outra parte para a venda de produtos típicos. Com ambiente familiar, o estabelecimento tem como carro-chefe sua mesa de frios e o espetinho de kafka nos finais de tarde. Bem humorado, o proprietário Maércio Inocêncio de Oliveira diz que quando abriu o restaurante o seu objetivo era, exclusivamente, ganhar dinheiro, mas que graças a qualidade e o cardápio original, virou referência em Goiânia.
  • Aerocaldo: Com mesas na calçada e na varanda coberta, o Aerocaldo é um point bem conhecido do Setor Aeroporto para quem gosta de reunir a família ou amigos para um bate-papo descontraído ou um happy hour animado, já que o expediente no bar inicia às 17h. O local é referência em caldos e serve, diariamente, 16 sabores, além de grelhados, espetinhos, buffet de frios, petiscos, cervejas, chopp e sucos.
  • Luiz Café Conceito: Para quem prefere acabar o dia com um cafezinho, o Luiz Café Conceito é a indicação. O ambiente reúne a tradição do bom café mineiro coado na hora com uma pegada contemporânea, cheia de charme e técnica, seguindo as tendências atuais, além de petiscos e cervejas especiais. O espaço ainda é palco de diferentes apresentações culturais como saraus de poesia, apresentações musicais e outras expressões artísticas.
  • Colégio AgostinianoExistente em Goiânia desde 1964, o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima é um estabelecimento de ensino conhecido por sua tradicional e eficiente filosofia de educação. O colégio que abriga turmas do primário ao ensino médio é uma das instituições de ensino presentes no Setor Aeroporto e uma das mais requisitadas da capital.
  • Senac: Com a premissa de educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, o Senac é outra instituição localizada no bairro. Existente desde 1946, é uma empresa mantida por empresários do comércio que oferece cursos rápidos, técnicos, graduação e pós-graduação.

Bairro Setor Aeroporto Fotos

Setor Aeroporto Goiania

Mapa de localização

Bairro Setor Aeroporto
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário