O goianiense que gosta de dar uma boa gargalhada em peças teatrais, apreciar exposições de obras de arte, ouvir um bom concerto, prestigiar apresentações musicais e assistir filmes terá boas opções para os próximos dias.
A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), preparou uma programação com mais de 50 atrações culturais, realizadas em comemoração aos 80 anos da capital goiana. Além das atividades culturais, a administração municipal sugere também ao goianiense e ao turista que visitem o roteiro arquitetônico e urbanístico em Art Déco que a capital possui – um dos acervos mais significativos do país, construído nas décadas de 1940 e 1950, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em novembro de 2003.
Aos que ainda não se organizaram, há diversas atrações culturais que acontecem durante todo o mês de outubro no Centro Municipal Goiânia Ouro, localizado na Rua 3, esquina com a Rua 9, 1.016, Galeria Ouro no Centro; no Museu de Artes de Goiânia (MAG), localizado na Rua 1, 605, na área do Bosque dos Buritis, Setor Oeste; no Teatro Goiânia – Avenida Anhanguera esquina com a Avenida Tocantins, Centro; além do Museu de Ornitologia, em uma unidade na Avenida Para, n° 396, Setor Campinas, e na área do Parque Zoológico de Goiânia, o Zoo Gyn, na Avenida Contorno, no Setor Oeste.
Goiânia em Cena
A 12ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, que se iniciou no último dia 17, integra a programação em comemoração aos 80 anos da cidade. O cronograma tem mais de 30 atividades gratuitas ou com baixo custo e reúne apresentações internacionais, nacionais e regionais, além de espetáculos, performances, shows musicais, seminários, oficinas, fóruns e debates. O festival é dividido em duas etapas: a primeira que teve inicio no dia 17 e vai até 27 de outubro e a segunda, de 1° a 15 de dezembro de 2013. Confira programação no site: http://culturagoiania.com.br/em-cena/.
Goiânia Ouro
No Centro Municipal Goiânia Ouro, haverá exposições culturais de vários artistas goianos, teatro, cinema e o tradicional Café Cultura, que acontece em todas as quartas e quintas-feiras do mês. São mais de seis apresentações teatrais, 12 exibições de filmes de curta e longa metragem, além de três opções musicais do Café Cultura – os grupos Na Asa do Vento, Heart of Blues e Josué Coimbra e banda, todos com entrada franca. Confira programação no site: goianiaouro.com/programacao.php
MAG
O Museu de Artes de Goiânia (MAG) também preparou uma programação especial para as comemorações dos 80 anos de Goiânia. Local oferece a exposição ‘Acervo Inaugural do MAG’. A mostra já está aberta aos visitantes desde o dia 22 e leva ao alcance do público uma vasta documentação histórica que demonstra o surgimento do museu, assim como as obras do acervo inicio do local, datado de 1970.
Orquestra e Coro Sinfônicos
A Orquestra e o Coro Sinfônicos de Goiânia preparam uma agenda de concertos para as comemorações dos 80 anos de Goiânia. As apresentações dos concertos foram no dia 24 e prosseguem nos dias 26 e 27 de outubro. No dia 24, aniversário de Goiânia, a apresentação foi no Teatro Sesi com a regência de Norton Morozowicz. No dia 26, às 18 horas, com a regência do maestro Joaquim Jayme, o concerto será no Parque Municipal Lago das Rosas. Já no dia 27, às 20 horas, ocorre a última apresentação da Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, no Teatro Goiânia, com a regência do maestro Norton Morozowicz.
Museu de Ornitologia
Para as pessoas que apreciam exposições de animais em tamanho real, a oportunidade está no Museu de Ornitologia, situado no Setor Campinas, e no Parque Zoológico de Goiânia, no Setor Oeste. Mais de 1,5 mil exemplares de animais empalhados – a maioria são espécies originados do cerrado – por meio da técnica de taxidermia fazem parte do acervo do Museu. Na unidade do Setor Campinas, o horário de funcionamento é das 8 às 17h30 e a entrada é franca. Já no Zoológico, o museu funciona das 8 às 17 horas e a entrada no parque é de R$ 2.
Roteiro arquitetônico em Art Déco
Goiânia está entre as cidades do Centro-Oeste com o maior número de acervo em Art Déco. São prédios públicos e privados, além dos vários monumentos com esta característica arquitetônica. No roteiro sugerido pela prefeitura, o Setor Central da capital goiana concentra a maior quantidade de exemplares de Art Déco que o turista poderá apreciar. Na rota, há a Agência de Atendimento da prefeitura no Setor Campinas, Estação Ferroviária, Coreto da Praça Cívica, Mureta e Trampolim do Lago das Rosas, além do Teatro Goiânia, Grande Hotel, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Torre do Relógio na Avenida Goiás, entre outras.



