Campanha Volta às Aulas da SMT começou ontem em Goiânia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) da cidade de Goiânia começou ontem a campanha “Volta às Aulas 2013”. A ação irá até dia 01 de fevereiro, em frente e nas proximidades das escolas da capital, localizadas em vias de intenso fluxo.

As escolas municipais Barbara Souza de Moraes – do Jardim Novo Mundo e Itamar Martins Ferreira – no Setor Bela Vista, foram as primeiras a receberem a campanha. De acordo com a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMT – Matilde Lemes Santos, o objetivo é diminuir o impacto que a movimentação no entorno dessas instituições causa ao trânsito.

Com o tema – “Dê Preferência a Vida”- a operação busca conscientizar os condutores sobre a maneira correta de se comportar no trânsito ao conduzir crianças.

Agentes de Trânsito estiveram controlando o fluxo de veículos na porta das escolas, enquanto equipes de colaboradores fizeram a abordagem dos condutores, pais e transeuntes, com entrega de folhetos informativos.

Dentre os temas tratados nas abordagens estarão: o uso do cinto de segurança, forma de se transportar crianças (cadeirinha), utilização da faixa de pedestres, respeito à sinalização, embarque e desembarque pelo lado da calçada, uso do celular quando em movimento, observações e cuidados ao contratar serviço de transporte escolar.



Nesse primeiro dia, foi flagrado um condutor em uma moto com dois adolescentes na garupa. Ele foi orientado a não fazer mais isso, visto que é uma conduta proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Artigo 231. Trata de uma infração média e gera retenção do veículo.

A ação foi bem vista pelos pais, estudantes e diretores das escolas. O estudante Matheus Cristofer de 9 anos, disse que acha importante essa campanha: “Eu sempre procuro atravessar na faixa e nas ruas olho para os dois lados ao atravessar”.

Para o senhor Olavo José de Carvalho, pai de uma aluna da Escola M. Itamar Martins Ferreira, “se cada um fizer a sua parte, mantendo uma conduta responsável e segura, não teria tanto transtornos na porta das escolas.”

Segundo a diretora Regina Aparecida Ferreira, essa campanha é maravilhosa. “É uma mobilização necessária para  levar conscientização aos pais sobre às regras de trânsito”, concluiu.

A coordenadora  Matilde  dos Santos, lembra que é importante os condutores ter bom senso, cordialidade, atitudes que tornam o trânsito melhor e com mais fluidez e acrescenta que o comportamento é o ponto chave da campanha. “Afinal, as crianças aprendem e copiam os exemplos que lhe são ofertados em casa”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Goiânia



Deixe seu comentário