Turismo em Goiânia

Goiânia é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do país por ser uma das capitais mais novas, os baixos custos, áreas de lazer, praças, parques e a localização estratégica com Brasília e com os estados do sudeste, permitem uma cidade mais acessível mantendo um padrão de crescimento que aumenta cada dia mais.

O turismo em Goiânia concentra um importante conjunto de espaços culturais do estado e conta com museus e galerias que mostram a essência do bom gosto goianiense.

Turismo em Goiânia

Quem visita a capital se surpreende com o acervo arquitetônico da cidade e com a boa gastronomia típica sertaneja, centralizando nos cardápios um pouco do que pode ser encontrado desbravando Goiás. O maior pólo de bares, restaurantes e casas noturnas do estado ficam na capital, sendo também o local onde há maior concentração de centros comerciais, espaços de eventos e casas de show.

Veja 9 Lugares para conhecer em Goiânia

1.Parque Flamboyant:  é um dos principais cartões-postais de Goiânia desde sua inauguração, em 2007. O local tem a flora característica do cerrado e, lá, os visitantes encontram dois lagos, um mirante, um parque infantil, ciclovia, pista de caminhada e local para ginástica. O parque tem acesso livre de dia e à noite, e a entrada é gratuita.

2.Museu Memorial do Cerrado: O memorial é um complexo cultural que pertence à Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é composto pelo Museu de História Natural, a Vila Cenográfica, o Quilombo e a Aldeia Indígena Timbira. Os destaques do local são os fósseis, a floresta petrificada e a enorme fauna, com vários esqueletos completos ou parciais dos animais que habitavam o cerrado há cerca de 12 mil anos, como elefantes, tatus gigantes e bichos-preguiça. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h, e sábados e domingos, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

3.Teatro Rio Vermelho: Também conhecido como Centro de Convenções de Goiânia (CCG), o local é um centro de grandes espetáculos e eventos culturais, como peças teatrais, shows e apresentações musicais, que atraem turistas e moradores locais. O teatro tem seis espaços com ótima infraestrutura para receber eventos de vários tipos e uma programação que muda constantemente.

4.Catedral Metropolitana de Goiânia: Com uma ótima localização, no centro de Goiânia, tem fácil acesso e fica perto da Praça Cívica e do Palácio das Esmeraldas. O local tem uma grande importância histórica, sendo igreja mãe da Arquidiocese da cidade.

5.Praça Cívica: A praça é considerada um marco inicial do surgimento de Goiânia e um grande ponto de referência, sendo a primeira a ser construída lá, em 1933. Tendo seu centro marcado pelo Monumento às Três Raças, o local recebe, todos os anos, a festa de aniversário da cidade, dia 24 de outubro, que conta com a presença de diversos cantores nacionais. Na Praça Cívica também está o Palácio das Esmeraldas, residência do governador de Goiás, e o Palácio Pedro Ludovico, o antigo Centro Administrativo, responsável pela administração financeira do estado.

6.Museu de Arte Contemporânea: Esse museu tem o papel de divulgar, estimular e exibir a produção cultural dos artistas contemporâneos. Ele fica no mezanino do edifício Parthenon Center, junto com a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado. Inaugurado em 1988, tem um acervo composto por 500 obras, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções, além de promover mostras de artista locais e de outros estados e países. O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h, com entrada gratuita.

7.Avenida Araguaia: A avenida é uma das ruas principais de Goiânia. Localizada no centro, começa na Praça Cívica e termina na Avenida Independência, sendo um trecho de 1,5 mil metros. A via é ótima para quem se desloca em transporte público na cidade, por receber muitas linhas de ônibus e pontos de táxi. Na Avenida Araguaia, as pessoas têm acesso ao centro da cidade, onde podem ser encontrados parques de diversão, hotéis e lojas.

8.Feira Hippie: A feira é a maior da cidade, acontecendo aos domingos na Praça do Trabalhador. Ela começou na década de 1960, quando os hippies exibiam suas peças de artesanato no Parque Mutirama, depois na Praça Universitária, na Praça Cívica e na Avenida Goiás. Em mais de 6 mil barraquinhas, é possível encontrar diversos tipos de mercadoria. É um ótimo lugar para comprar lembrancinhas únicas, como peças de cerâmica e de pedra-sabão.

9.Parque Zoológico: A área de 285 mil m² é um grande espaço verde no centro da cidade, na Avenida Anhanguera. O zoológico foi criado em 1946 e tem mais de mil animais, entre aves, mamíferos e répteis. Lá dentro é possível ver o Lago das Aves Aquáticas, o Lago dos Macacos e o Lago dos Cisnes, alimentados por nascentes de cinco córregos. No parque ainda tem uma pista de caminhada iluminada, estação de ginástica e quadras de futebol. O local fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 16h.

Turismo em Goiânia
Rate this post





Deixe seu comentário