Goiânia sofre com lixo e entulho despejados em locais proibidos

Muito lixo jogado em local impróprio, pouca preocupação de quem descarta materiais em locais impróprios e medo de doenças de quem tem que conviver com a situação. Esse foi o panorama que a TV Anhanguera encontrou ao percorrer várias ruas da cidade de Goiânia para flagrar o descaso com o lixo na capital.

São sofás velhos, produtos eletrônicos e entulho de obras. Um pouco de tudo é jogado em lotes baldios e até mesmo em calçadas. E se engana quem pensa que somente os bairros da periferia sofrem com o problema. Em regiões nobres da capital também foram registrados casos de desrespeito.

Um morador do Setor Bueno, bairro de alto padrão em Goiânia, cortou várias palmeiras que estavam em seu quintal e jogou todo o lixo na calçada. O dono da residência não estava em casa, mas mesmo assim, foi notificado.





“Se ele não fizer o recolhimento de forma imediata, terá uma multa de R$ 5 mil aplicada e se a Companhia de Urbanização (Comurg) fizer o recolhimento, vai cobrar dele o trabalho executado”, disse Gustavo Peixoto, gerente de controle fiscal da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Aterro vira lixão

Qual seria então a solução? Para a Amma, todo tipo de lixo, inclusive restos de materiais de construção, precisa ser descartado de forma planejada.

No entanto, não é o que acontece em um aterro na Vila  Santa Efigênia, região sudoeste da capital. No local, é jogado material de todos os tipos, o que dá ao lugar uma aparência de lixão.

“Jogam lixo à noite e até durante o dia. Jogam de tudo, até cachorro morto. Morando aqui perto a gente se arrisca a pegar uma doença”, reclama o caminhoneiro Antônio Marciano da Silva.

Segundo a Comurg, são recolhidos em Goiânia 70 mil kg de rejeitos em ruas, calçadas e lotes. Isso não inclui o lixo doméstico, ensacado pelos moradores.

Fonte: G1





Deixe seu comentário